Internacionalmente comemorado o Dia do Trabalho é uma data marcada pelas reivindicações de melhoria das condições trabalhistas, redução da carga horária e melhores salários pela greve em Chicago no dia 1º de Maio de 1886.
Em um cenário pouco diferente de 1886, pós pandemia onde muitos perderam seus empregos, faliram ou mesmo ficaram confinados em casa.
Questões bem mais profundas entraram em evidência. E a inteligência emocional e saúde mental é uma delas.
Somos seres sociáveis, precisamos da sociedade e relacionamentos para nos desenvolver, sermos produtivos e felizes.
Todos sentimos os efeitos que um isolamento traz, pesquisas apontam que a depressão e o transtorno da ansiedade aumentaram significativamente nesses últimos anos, quase 30% da população global.
Depressão e ansiedade é um termo muito generalizado de acúmulos de pensamentos e crenças negativas que vamos criando ao longo do tempo. Eles não surgem de uma hora para outra. E outras pesquisas mostram que as pessoas que acompanham notícias catastróficas diariamente tendem a ter mais doenças que aquelas que colocam o foco em outras áreas.
Mas o que tudo isso tem a ver com a inteligência emocional, a saúde mental e o Dia do trabalho?
Após passarmos por traumas coletivo, jamais poderíamos voltar a “normalidade antiga”, o medo que foi instalado na população mundial ainda reverbera em todos os lugares. Apesar de, em nossa cultura brasileira sermos muito mais sociáveis e acolhedores, ficamos muito mais sensíveis e alerta a qualquer doença. Causando um medo excessivo, atingindo diretamente nosso estado de espírito causando um desequilíbrio em nosso campo emocional e mental.
Passamos por muitas adaptações, no trabalho e na forma de trabalhar. Praticamente confinados tivemos que nos reinventar, trabalhando dentro de casa o que dificultou a separação entre descanso e trabalho e inúmeras consequências para nossa saúde mental. A depressão e ansiedade nunca estiveram tão em alta, até mesmo a Síndrome de Burnout ficou muito mais conhecida.
Sintomas cognitivos como desatenção, ansiedade, pânico e angústia combinados com sintomas comportamentais como tremores e sudorese dificultam a adaptação dos funcionários a uma realidade que antes era corriqueira.
Além das consequências para os funcionários como desemprego, desconforto ocupacional e dificuldades no desenvolvimento da carreira, para as empresas que precisam lidar com menos funcionários e um ambiente muito menos produtivo e funcionários menos eficazes quando estão presentes no trabalho o dano também é grande.
Como as empresas e os funcionários juntos podem superar essa “Crise Existencial Trabalhista”
Hoje em dia existem os mais variados tratamentos para os casos da falta de saúde mental, que engloba os sinais citados acima, e muitos outros.
A necessidade de uma boa inteligência emocional no trabalho é evidente em situações de conflito. Quando alguém não tem certeza de como se sente, não tem empatia e não avalia suas reações, o problema é agravado e difícil de resolver. Existem ofensas, ressentimentos e prejuízos ao clima organizacional e ao ambiente de trabalho.
Mas a inteligência emocional é mais do que necessária para descobrir o melhor caminho para sair de uma situação de conflito. Mesmo quando existem relacionamentos de boa qualidade, essa capacidade bem desenvolvida pode ter um impacto positivo na satisfação e produtividade dos funcionários.
Nós da Havona juntamos o melhor de nossas especialidades para fazer emergir a Inteligência Emocional restaurando assim a Saúde Mental tanto no ambiente de trabalho quanto na vida diária das pessoas, consequentemente melhorando o clima organizacional, a produtividade, o desempenho da empresa e de seus funcionários.
Juntamos a psicologia tradicional e terapias energéticas integrativas, resultando em uma transformação rápida e eficaz, mudando padrões negativos, diminuindo prejuízos sentimentais, emocionais e materiais.
Como Despertar o melhor da sua Empresa e seus funcionários?
A Havona é para Empresas que querem tornar o clima organizacional de sua empresa mais produtivo, assertivo, leve e comunicativo.
Oferecemos serviços de transformação empresarial e individual para aqueles que buscam a uma vida melhor, com menos dores e mais assertividade em suas decisões e modo de viver.
Utilizando pilares como o Autoconhecimento, Leis Universais, 5 Desejos Do Ser Humano e a Gratidão, a Inteligência Emocional se desenvolve de modo natural tornando-se intrínseco a cada pessoa que queira despertar suas melhores capacidades.
Trazer equilíbrio e harmonia entre o mundo interno e o mundo externo, fazendo com que o ambiente ao redor mude, gera um efeito em cadeia.