DESPERTANDO O MELHOR EM VOCÊ

Meio Ambiente e a Inteligência Emocional

05/06/2023

Quando ouvimos falar em meio ambiente e na sua proteção logo pensamos na natureza e no impacto que nós seres humanos temos nela.
Já é sabido que precisamos assumir individualmente a responsabilidade sobre as atitudes que tomamos ao utilizar os recursos naturais, o lixo que geramos e a forma como os descartamos.
Políticas e regras cada vez melhores são aprovadas, mas dificilmente aplicadas pela população que muitas vezes fica mal-informada e os órgãos públicos que estão sem estruturas para suprir as necessidades de atendimento a tais regras.

Mas o que o meio ambiente tem a ver com inteligência emocional?

Podemos entender o meio ambiente como o ambiente em que vivemos, e ele se molda através da energia que emanamos, individual e coletivamente. Ter ciência disso faz muita diferença e conciliado com a inteligência emocional possibilita que façamos escolhas melhores e ter melhores atitudes.

Como por exemplo:

  • No supermercado escolher produtos próximos da validade, se formos consumir rapidamente.
  • Todo e qualquer lixo que geramos na rua descartar sempre em locais adequados, ou até mesmo levar para a casa e fazer o devido descarte.
  • Consumir mais produtos a granel, e diminuir o uso de embalagens.

Inúmeras são as ações em que podemos nos adequar apenas com algumas mudanças de hábitos. Mas e internamente, no que podemos contribuir para fazer do nosso meio um ambiente melhor?

Como sempre digo o universo todo é energia, a materialidade em que vivemos é formada pela densificação de energias. Nós seres humanos somos geradores ambulantes de energia, e tudo ao nosso redor se forma através dessas energias geradas.

Então pergunto; qual é a qualidade da energia que você tem gerado? Se ela se transformasse em um produto, você o consumiria?

Se os sentimentos se transformassem em produtos e fossem expostos em uma prateleira, quais sentimentos levaria para ser consumido?

  • Produto Amor: ingredientes; amor-próprio, doçura, admiração, contemplação.
  • Produto Alegria: ingredientes; risadas espontâneas, apreciação dos momentos.
  • Produto Raiva: ingredientes; movimento, impulso, agressividade, pitada de cegueira.
  • Produto Medo: ingredientes; insegurança, paralisia, fuga, pitada de precaução.
  • Produto Vergonha: ingredientes; rubor, depreciação, julgamento, baixa autoestima.

Somos uma fábrica desses e outros sentimentos e emoções, quais deles você tem colocado no seu mercado, no seu meio ambiente para serem consumidos por você e aos que vivem ao seu redor?

Vale a reflexão aqui sobre a famosa declaração de Albert Einstein:

“Insanidade é continuar fazendo as mesmas coisas esperando ter resultados diferentes”

Insanidade é esperar que alguém de fora, governo, família, escola, professores, chefes, colegas de trabalho, emprego, religião mudem alguma coisa para eu poder sentir e ter algo diferente. Insanidade é esperar que o meu meio ambiente mude, para que eu possa tomar atitudes melhores em relação a natureza, as pessoas, a vida.

A única coisa certa é que EU SOU o princípio de cada ação, tempo, espaço, relação, pensamento, sentimento e emoção que gero. Consequentemente da energia do meio ambiente em que vivo.

Se você gosta do ponto em que está, que maravilha, continue fazendo por você aquilo que só você pode fazer. Agora se o lugar em que está te gera incomodo de alguma forma reveja os produtos que está consumindo e expondo em sua prateleira, reflita sobre o que tem a melhorar para eliminar esse incomodo, se não conseguir sozinho busque a ajuda necessária para fazer seu meio ambiente clarear e você possa gerar a movimentação necessária para fazer ares mais puros e límpidos soprar ao seu redor.

Lembre-se a escolha é totalmente sua.

O que você escolhe pra hoje?

Kelly Stenico