DESPERTANDO O MELHOR EM VOCÊ

PROCRASTINAÇÃO

30/05/2023

Procrastinação: Gestão de tempo ou Gestão das Emoções?

Procrastinação, de certa forma, sempre foi vista como uma “desculpa” ou característica dada a pessoas que apresentam dificuldades em cumprir prazos, em desenvolver suas atividades a contento num início e término constante. Hoje em dia, essa “característica” já está no hall de sintomas referentes à saúde mental, ou seja, procrastinar tarefas, atividades e decisões pode estar acontecendo por uma dificuldade ligada às emoções. Estudos indicam que no processo evolutivo do ser, partes do cérebro estão em disputa pelo controle, o velho e bom racional X emocional.

                Por muito tempo os procrastinadores eram pessoas que apenas não conseguiam gerenciar seu tempo, não sabiam dizer “não” e acumulavam tarefas, no entanto, estudos recentes colocam a procrastinação em sua apresentação crônica como uma característica que se apresenta a partir de situações que podem aparecer de uma condição física ou da saúde mental (diretamente ligada às emoções); “procrastinação é uma estratégia de sobrevivência focada nas emoções” – explica Tim Pychyl – professor de Psicologia na universidade Carleton em Otawa; ou seja, dependendo das crenças, conceitos e entendimentos que se tem do cenário e do movimento das situações em volta da pessoa pode startar nela travas e comportamentos de se adiar as tarefas na intenção de adiar as emoções que a mesma desperta. Isso pode trazer um alerta para a necessidade de se pensar e repensar a importância de se autoconhecer, afinal, quanto maior a consciência frente aquilo que se apresenta, seja para realizar ou desviar a atenção dessa realização mais ferramentas e autonomia se tem para as decisões.

                É preciso frente a procrastinação pensar e repensar o quanto de dor essa característica tem trazido, o quanto tem atrapalhado o desenvolvimento da pessoa em suas decisões e crescimento profissional e pessoal para poder trilhar o melhor a se fazer seja em gerenciar o tempo ou gerenciar as emoções, em ambas as situações ajuda especializada é bem-vinda e a Havona pode ajudar.