Esse é o slogan para o Janeiro Branco de 2023. Ao ler essa frase me pergunto o quanto as pessoas sabem, entendem ou se preocupam em cuidar da mente. Se entendemos que mente é o centro de todo mecanismo humano contendo a parte física – cérebro com todas as conexões físico-química (neurotransmissores) e a parte não física, a emocional/subconsciente e que essas partes se comunicam o tempo todo numa engrenagem ritmada e alinhada, fica fácil entender que quando não estamos bem físico ou emocionalmente a engrenagem perde o ritmo e se desalinha. Ou seja, todo e qualquer desalinhamento aparecerá em sintomas físicos, emocionais ou físico-emocional juntos.
Cuidar da mente é cuidar da Vida justamente por ter claro que tudo está conectado e alinhado num perfeito mecanismo que precisa de um conhecimento interno pessoal amplo para saber os limites e capacidades no desenvolvimento de suas atividades. Um ponto importantíssimo aqui é que o quanto antes entendemos e fazemos uso desse autoconhecimento menos uso de medicação faremos.
Aprendemos no colégio, no auge do ensino fundamental que o corpo é auto regulador, então pergunto, porque buscamos a todo momento regular com fármacos químicos externos? Porque vivemos no ritmo acelerado do tempo-espaço e não respeitamos o desenvolvimento natural equilibrado do nosso perfeito mecanismo.
O cuidado com a mente está em buscar cada vez mais, dentro dessa aceleração toda aquietar o interior conhecendo, respeitando, valorizando cada vez mais suas potencialidades, capacidade alinhando essa energia interna com a energia externa. A autoaprovação e a autoaceitação no aqui e agora adquiridos com o autoconhecimento através de auxílio de profissionais capacitados são as principais chaves para mudanças positivas em todas as áreas da Vida.
É preciso buscar isso o quanto antes para que aquilo que hoje é visto com naturalidade perca sua força, ou seja, substituir o conhecimento externo, a força externa pelo conhecimento interno, pessoal. Isso resultará, com certeza, em momentos melhores, mais agradáveis em qualquer ambiente que esteja profissional, pessoal e espiritual.